Dia Mundial da Preservação Digital

O Dia Mundial da Preservação Digital 2023 é comemorado no dia 2 de novembro. Para esta celebração, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin disponibiliza os vídeos do último Seminário BBM de Bibliotecas Digitais.

O evento, em sua 4ª edição, é a contribuição da BBM no avanço do campo da preservação digital e da construção de uma Rede para discutir e abordar as questões críticas nesta área. Esses eventos desempenharam um papel crucial no compartilhamento de conhecimento, no fomento de parcerias colaborativas e na promoção das melhores práticas.

A preservação digital é um tema da mais alta relevância em nosso mundo cada vez mais digitalizado. A crescente quantidade de informações, documentos, registros e o patrimônio histórico-cultural e de memória armazenados em formatos digitais destaca a importância crítica de garantir sua segurança, acessibilidade e integridade a longo prazo. A preservação digital não é apenas uma questão técnica, mas uma necessidade fundamental para proteger nossa herança cultural e intelectual para nós e para as gerações futuras.

Neste contexto, o objetivo central do IV Seminário BBM foi, justamente, trazer para a discussão a importância vital da preservação digital para a Universidade, destacando a necessidade de estratégias sólidas, políticas e planos de ação eficazes e a implementação de tecnologias inovadoras para os mais diferentes conteúdos informacionais. A preservação digital não é um mero luxo, mas uma parte indispensável do compromisso da Universidade com o conhecimento, a cultura e a memória.

O evento reuniu acadêmicos, profissionais, órgãos e instituições para discutir sobre as questões que permeiam a preservação digital na Universidade. O espaço foi propício para todos compartilharem suas experiências, desafios e possíveis soluções. A preservação digital é um campo em constante evolução, e, como universidade, é de sua responsabilidade enfrentar este desafio conjuntamente.

Confira a seguir as palestras e discussões do

IV Seminário BBM de Bibliotecas Digitais:

Rodrigo M. Garcia, Bibliotecário – CRB8ª: SP-007584/O – BBM/USP/PRCEU
José Carlos Abbud Grácio – UNESP
?Rondineli Gama Saad – SciELO (Brasil)
João Guilherme Machado e Eliane Pontes  – FIOCRUZ
Discussões e NetWorking