12 de Março – Dia do Bibliotecário

Share
Gravação Programa Antena Paulista

Gravação do Programa Antena Paulista na BBM

12 de março comemora-se o dia do Bibliotecário. Instituído pelo Decreto Nº 84.631, DE 12 DE ABRIL DE 1980, tal data foi escolhida para homenagear o nascimento de Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Diplomado em Engenharia, atuou como jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, publicitário, além de engenheiro e bibliotecário. Em 1906 resolveu fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, no Estados Unidos. Uma vez lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal (a CDD). Este encontro foi decisivo na sua carreira e em 1915, aos 33 anos de idade, largou a engenharia para trabalhar com a Biblioteconomia. Prestou concurso para ingressar no Museu Nacional do Rio de Janeiro, como bibliotecário, classificando-se em primeiro lugar com um estudo sobre a Classificação Decimal. Transferido em 1945 para a Biblioteca Nacional, ficou até 1947, assumindo depois a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil (UFRJ a partir de 1965), na qual trabalhou, mesmo depois de aposentado, junto ao Reitor da instituição. Exerceu a Profissão por 40 anos.

Neste ano de 2016, em comemoração a data, A BBM será tema do Programa Antena Paulista, a ser exibido Domingo, dia 13 de Março. O programa trará informação sobre a história e as obras do acervo, além de um overview sobre as atividades e processos da biblioteca como os serviços oferecidos, o tratamento do acervo, os processos de preservação e restauro de obras, a digitalização, exposições entre outros.

Bibliotecários Eliane Kano, Jeanne Lopez e Rodrigo Garcia, com Carlos Tramontina.

Bibliotecários Rodrigo M. Garcia , Jeanne Lopez e Eliane Kano, com Carlos Tramontina.

É uma oportunidade para conhecer um pouco mais da rotina e atividades da BBM, que envolve uma equipe interdisciplinar de Bibliotecários; Especialistas em Pesquisa, Digitalização e Restauro; Arquivista; Analistas de Sistemas e Administrativos; além dos demais colaboradores, que contribuem para cumprir a missão da Biblioteca que visa conciliar as duas dimensões das políticas de gestão e de acesso aos acervos que é a conservação e a preservação dos documentos, como um patrimônio público, e também a necessidade de garantir o seu acesso irrestrito e universal através da Internet.

Rodrigo M. Garcia

4 Comments

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.