Benedito Bastos Barreto, nascido em São Paulo em 1896, publicou seu primeiro desenho aos 17 anos. O primeiro pagamento por uma ilustração só veio cinco anos mais tarde, enquanto o jovem ainda se dedicava ao curso de medicina. Demorou ainda um tempo para abandonar a faculdade, mas em 1921 já era contratado pela recém fundada Folha da Noite, a atual Folha de São Paulo, onde passa a assinar suas charges diárias sob o pseudônimo de Belmonte.
Foi na Folha que Belmonte criou seu personagem mais famoso, Juca Pato, a imagem do cidadão de classe média, que dava voz a suas denúncias e reivindicações. O sucesso do personagem foi tanto que seu nome passou a estampar os mais diversos produtos, de cigarros a produtos domésticos, incluindo até cavalos de corridas. Suas críticas ferozes, no entanto, não foram poupadas pelo regime getulista e muitas das charges de Juca Pato foram censuradas pelo DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda do Estado Novo.
Diante das censuras e da instabilidade da imprensa política da época, Belmonte passa a concentrar suas charges na política internacional, e assim surge a série de desenhos sobre a Segunda Guerra Mundial. Suas caricaturas dos líderes mundiais e conflitos emblemáticos ganham tanta notoriedade que chegam a provocar irritação em Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, que o acusa de ser pago para fazer os desenhos pelos governos inglês e norte americano. São essas charges que estão reunidas no livro Caricatura dos Tempos, uma antologia que mostra ao mesmo tempo a sensibilidade e a acidez de Belmonte, que ao contrário do que pensava Goebbels, também não poupava críticas aos Aliados.
Ótimo conteúdo. Fiz minha caricatura online uma vez, ficou lindo.
Trabalho com caricaturas e adorei a matéria.
Muito legal o post.
Fiz uma vez Caricatura na Formatura e achei fantástico.
Que interessante conhecer mais sobre as charges de Belmonte através deste artigo! É fascinante como o trabalho desse caricaturista capturou os tempos e as questões sociais da época. Parabéns ao autor por compartilhar esse olhar histórico e artístico tão enriquecedor.