Alex Costa explicando os procedimentos
Encontra-se na coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) uma grande quantidade de livros encadernados em capa dura, grande parte deles revestidos com couro de diferentes períodos, o que proporciona formas de curtição e texturas variadas. Afim de preservar esse material, o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin realiza a hidratação do couro para manter o suporte, prolongar a sua vida útil e por consequência das informações que ele carrega, nos contando um pouco da história do livro, como é o caso das dourações.
Nesse sentido, o Laboratório Guita Mindlin realizou com seus bolsistas uma oficina de hidratação do couro entre os dias 14 e 15 de janeiro. A oficina foi conduzida pela conservadora Miriã Gomes com auxílio dos bolsistas Alex Costa e Amanda Lima. O público foram os oito novos bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).
A metodologia foi explicar a importância da manutenção das encadernações de couro, apresentar as ferramentas e materiais utilizados. Em seguida, houve o preparo dos livros e a demonstração dos procedimentos. Por fim, em ambiente controlado e seguro, os estagiários puderam fazer a hidratação.