Oficina de Hidratação do Couro

Share

Alex Costa explicando os procedimentos

 

Encontra-se na coleção da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) uma grande quantidade de livros encadernados em capa dura, grande parte deles revestidos com couro de diferentes períodos, o que proporciona formas de curtição e texturas variadas. Afim de preservar esse material, o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin realiza a hidratação do couro para manter o suporte, prolongar a sua vida útil e por consequência das informações que ele carrega, nos contando um pouco da história do livro, como é o caso das dourações.

 

Mayara Aranha entre os livros

Mayara Aranha entre os livros.

 

Nesse sentido, o Laboratório Guita Mindlin realizou com seus bolsistas uma oficina de hidratação do couro entre os dias 14 e 15 de janeiro. A oficina foi conduzida pela conservadora Miriã Gomes com auxílio dos bolsistas Alex Costa e Amanda Lima. O público foram os oito novos bolsistas do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU).

 

Nichelle Teles (à esquerda) e Mariana Utzig realizando o procedimento de hidratação do couro.

Nichelle Teles (à esquerda) e Mariana Utzig realizando o procedimento de hidratação do couro.

 

A metodologia foi explicar a importância da manutenção das encadernações de couro, apresentar as ferramentas e materiais utilizados. Em seguida, houve o preparo dos livros e a demonstração dos procedimentos. Por fim, em ambiente controlado e seguro, os estagiários puderam fazer a hidratação.

 

Maria

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.